• Ser pesquisador e estar aberto a ouvir;
• Ser ético e estar em uma relação constante de aprendizagem;
• Desenvolver uma ecologia de saberes e ser multiplicador;
• Acreditar na educação como instrumento de transformação e ser facilitador do processo;
• Dar oportunidades aos alunos de aprenderem de diferentes maneiras;
• Trabalhar com realidade de Século XXI e se encontrar num período de transição;
• Estar antenado com seu entorno e com o mundo sem perder a afetividade;
• Dominar as novas tecnologias para educar em rede;
• Estar antenado às múltiplas possibilidades de expressão e comunicação;
• Incluir as tecnologias atuais em nosso cotidiano e provocar novas descobertas
• Criar ambientes de aprendizagem;
• Ter conhecimento das mídias e estar disposto a gerenciar sua formação;
• Mobilizar seus saberes e poderes e conectar-se com este novo mundo;
• Praticar a pedagogia do exemplo, em que sua vida e seu trabalho tenham uma significação para si mesmo e para os outros em seu entorno, em especial, no alunado;
• Valorizar seu trabalho e, acima de tudo, o conhecimento prévio de seu aluno;
• Avaliar o aluno, a turma, mas também se auto-avaliar sempre, de forma quantitativa, mas acima de tudo qualitativa;
• Planejar uma aula dialógica, interativa, em que os saberes se vão construindo a quatro mãos, as do professor e as dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário