
Atualmente, as novas tecnologias fazem parte do cotidiano da maioria dos adolescentes e jovens e como já amplamente discutimos, esta realidade não pode ser ignorada pela escola, sob pena da escola ser ignorada pela sociedade.
Com as novas tecnologias, o uso da internet oferece a todos um campo vasto e riquíssimo de recursos virtuais a exemplo das ferramentas que conhecemos com a disciplina “Projeto Pedagógico Utilizando Ambientes Interativos Virtuais”: Blog, Orkut, Google Docs, Hot Potatoes, Wiki, dentre outras.
Segundo Moran(1997), “ mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua”(pag. 146/143).
Um desses recursos virtuais é o Orkut, uma ferramenta de relacionamento mesclado a entretenimento, um ambiente de fácil navegação através de ícones que dão acesso a todos os ambientes. Mesmo tendo o mínimo conhecimento de informática, qualquer um pode manejá-lo com sucesso. Cada usuário tem uma página na qual pode exibir seu perfil com fotos, trocar informações e participar de grupos de discussão.
Pensando nessas possibilidades atraentes ao processo de ensino-aprendizagem resolvi criar o perfil da escola em que trabalho com turmas de Educação de Jovens e Adultos: Monte Castelo Escola.
Entendo ser possível estimular o contato com a diversidade social, criar comunidades contendo conteúdos a serem discutidos não só pelos alunos, mas também por todo corpo docente, comunidade e Secretaria de Educação.
Como destaca Moran (1997), “o educador continua sendo importante, ele se torna um pesquisador junto com os alunos e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador dos resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo do que na escola.”
Em oposição à importância da Tecnologia Educacional, estão os mitos, entre os quais o medo dos professores de que, com o avanço da tecnologia na educação, desvalorize-se ainda mais o papel do professor e o ensino se desumanize. Para Kenski (2005), não é possível pensar na prática docente sem pensar, na pessoa do professor, nas suas condições de trabalho, em sua formação inicial e continuada. É necessário repensar a jornada de trabalho do professor, pois deve-se incluir em sua carga horária de trabalho o tempo para pesquisar as melhores formas interativas de desenvolver as atividades usando os recursos multimidiáticos disponíveis. Incluir tempo para a discussão, com seus pares, de novos caminhos e possibilidades de exploração desses recursos e para refletir sobre todos os encaminhamentos realizados, partilhar experiências e assumir a fragmentação das informações, como um momento didático significativo para a recriação e emancipação dos saberes.
A meu ver, o Orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativa e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, de integrar tecnologia e educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORAN, José Manuel. Como Utilizar a Internet na Educação. In: Revista Ciência da Informação, v. 26, n.2, maiago,1997, p. 146153. Disponível no site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010019651997000200006.
Acesso ou capturado em < 16.08.2010>
KENSKI, Vani. NOVAS TECNOLOGIAS, O REDIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO E DO TEMPO E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE. 2005. Disponível no site.
http://www.serprofessoruniversitario.pr o.br/ler.php?modulo=18&texto=1106 . Acesso ou capturado em <16.08.2010>
Nenhum comentário:
Postar um comentário