sexta-feira, 6 de agosto de 2010

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

Refletir sobre a própria prática pedagógica demanda do educador uma postura democrática e consciente da importância e da necessidade de auto-avaliação, mas para que essa reflexão acarrete mudanças naquilo que é necessário ou reforce um posicionamento positivo é preciso entregar-se às buscas cognitivas. É o que estamos fazendo agora.

Pois bem. Integrar as mídias na escola vai além de utilizar diversas ferramentas tecnológicas. É encarar as mudanças de frente e abrir as portas da escola para o Mundo.

Maria Aparecida Behrens in Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, 2000, foi muito feliz ao alertar que: “as perspectivas para o século XXI indicam a educação como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade. As transformações econômicas, políticas e sociais pelas quais o mundo vem passando são reais e irreversíveis. A humanidade tem sido desafiada a testemunhar duas transições importantes que afetam profundamente a sociedade: o advento da sociedade do conhecimento e a globalização.”

Educar nessa perspectiva, portanto, não significa mais transmitir conhecimentos e seus atores participam de forma dialética e não mais como sujeitos ativos(os que transmitem) e passivos(os que recebem). É o romper barreiras e o uso das TICs é o meio hábil para isso. Acontece que o acesso ao conhecimento e, em especial, à rede informatizada desafia-nos enquanto educadores, pois faz-se necessário buscar meios e novas metodologias para atender às exigências dessa sociedade marcada por tão grandes transformações. Esse é o primeiro aspecto que ressalto para integrar mídias na escola. Ter acesso ao conhecimento não linear proporcionado pela rede informatizada e criar possibilidades para que os alunos aprendam a aprender, a fazer e a ser com auxílio das mídias. Como é cediço, o professor tem um grande leque de opções metodológicas e de possibilidades de organizar sua comunicação com seus alunos. Ele precisa tornar-se um aprendiz de sua própria prática.

Um segundo aspecto a contemplar é sobre a relação professor-aluno. Considerando a aprendizagem colaborativa proporcionada pelas TICs urgente se faz implantar uma cultura de parceria que facilite o enfrentamento de problemas de forma criativa e solidária. Tal aspecto ficou bem claro com a realização das atividades propostas nessa disciplina em que, apesar da distância estávamos juntos na construção de saberes, socializando os achados e perdidos.

Um terceiro aspecto que considero importante ressaltar em relação à integração das mídias na escola trata dos diferentes modos de aprender que devem ser respeitados e observados pelo professor. Através do trabalho desencadeado a partir de projetos é possível articular todas as mídias, propiciando a construção do conhecimento, não por imposição, mas com autonomia e criatividade, respeitadas as subjetividades existentes numa sala de aula.

ALUNA: ANDREA DUARTE DE SOUSA
DISCIPLINA: MÍDIAS EM EDUCAÇÃO
ATIVIDADE 4 – INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA
TURMA: PE04ME
MEDIADORA PEDAGÓGICA: FLÁVIA RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário