
“A Informática e a Educação estão se casando... Você está convidado. O educador não pode aceitar este convite ao consórcio de forma ingênua e despreparada. Pela responsabilidade que temos junto à sociedade e a nós mesmos, nossa preparação e formação têm de trazer a esses campos a contribuição que tal proposta nos impõe. Mas como trabalhar neste novo campo com garantia de que estaremos construindo um casamento de fim de século e que deve continuar a ser feliz daqui para a frente?
Conhecer bem cada um dos pretendentes diminui em muito os riscos dos insucessos e das decepções futuras.
Conhecer a educação. Conhecer a informática. É a primeira das formas de buscar a garantia da qualidade de vida a dois. Mas quem é esta Educação que pretende se casar com a Informática? Qual é a sua história? Quais são as suas qualidades? Quais são as marcas de seu caráter? Qual é a história das tecnologias e "quais são suas intenções" (como os velhos pais perguntariam). Vem de boa família? Traz dotes?
Mesmo que falando em parábolas e fazendo uma descrição um pouco caricata da cena, ela nos ajuda a entender que o trabalho de conhecer melhor o que significa a Educação, neste fim de século, para esta sociedade brasileira, é a base segura de onde nos podemos lançar para esta aventura de casar Educação com a Informática.”
Esse texto está disponível em http://ntefo.vilabol.uol.com.br/fundamentosparaumapratica.htm e nos chamou atenção pela força dos seus argumentos. De fato, o casamento aconteceu, mas para que não haja infelicidade ou divórcio precisamos saber, conhecer, entender, vivenciar e explorar esse cônjuges. Trata-se da Ação-Reflexão-Ação. Esse processo dialógico, vivo, intermitente que deve estar presente no cotidiano escolar, na prática pedagógica. Como professores, gestores, temos a semente nas mãos. Precisamos cuidar para disseminá-la, colhendo assim os frutos. Somos semeadores e como tal lançaremos as sementes, não ao acaso, mas de forma pensada, articulada, “linkada”, mas sem desprezar os pássaros que também fazem esse trabalho.
Moran, 2007 alerta que: “Educar é um processo complexo, que exige mudanças significativas, investimento na formação de professores, para o domínio dos processos de comunicação da relação pedagógica e o domínio das tecnologias. Só assim poderemos avançar mais depressa, com a consciência de que, em educação, não é tão simples mudar porque existe uma ligação com o passado que é necessário manter, e uma visão de futuro, à qual devemos estar atentos.”
Portanto, compreendendo de fato o que é Educação, o que é Informática, numa busca constante de aprender mais, não se pode negar a grande importância que tem o uso desses dois “pretendentes” nos processos de ensinar e aprender, pois nos oferecem inúmeras possibilidades de melhorar o fazer administrativo e pedagógico que acontece dentro das nossas escolas. E que sejam felizes para sempre...
(Esse texto é a introdução de um trabalho coletivo realizado através do Google Docs, na disciplina GESTÃO E INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Equipe SEMEAR).
Olá, Andréa
ResponderExcluirSe blog está excelente.
Maravilhoso mesmo!
P A R A B É N S!